Nossa alvorada foi as 06h30, nos dirigimos à praça central da cidade as 07h30, onde partimos com nossa caminhada da saúde, houve a presença da comunidade local, secretaria da saúde e da educação, e claro os Rondonistas dos dois grupos, um carro de som e três Rondonistas vestidos de palhaços, alegraram a caminhada.
As 09h30, os acadêmicos Ricardo, Bruna, Daniela, Andressa e Professor Paulo, foram a Zona Rural de Coroata, o publico era de aproximadamente 25 pessoas entre adultos, idosos e crianças, houve palestra sobre saúde do idoso, verminose, esquistossomose, órgãos de defesa, cidadania e documentos na mão, os idosos mostraram-se bastante receptivos e participativos, fizeram várias perguntas e relatos.
Eu (Rodrigo), Renata, Yuri, Karin e Professora Solena, fomos a Zona rural de Sobrado, ao chegarmos à comunidade, o que demorou muito pelas péssimas condições da estrada, fomos surpreendidos pela quantidade da população que estava em peso na escola local, totalizando aproximadamente 50 pessoas de ambos os sexos e idades. A Karin iniciou a palestra sobre sua historia de vida que incluía o PROUNI e ENEM, ás 11h dividimos a população em crianças, adultos e adolescentes. Eu e a Renata palestramos sobre planejamento familiar e CA de mama com os adultos, simultaneamente o Yuri e a Prof Solena iniciaram com as crianças educação bucal e recreação, e Karin falou com os adolescentes sobre planejamento familiar e DST.
Ao retornarmos a cidade, fizemos uma breve parada no local de extração de mármore, para conhecermos uma das maiores jazidas de mármore do sul da America Latina, e chegamos à cidade para almoçarmos às 13h.
Às 15h, Eu, a Karin e prof Solena fomos a Secretaria da Educação para palestrarmos sobre o Programa de Comunidade Escola, sendo que o mesmo é realizado nas Escolas Municipais de Curitiba, nosso objetivo foi de trazer nossa experiência no programa e o quanto isso pode contribuir com a comunidade local de PIO IX.
Palestra para os professores na secretaria de Educação. |
Às 17h, Karin, Yuri, Artur, Vinicius e Tamira foram a Zona Rural de Pau Ferro para ensaiarem um teatro com a comunidade local.
Na casa Paroquial ficamos mais um dia sem água encanada, e tomamos banho de caneca, o lado bom disso é que podíamos esquentar a água, para que o banho não ficasse tão gelado.
As 20h30 iniciamos uma seção de cinema em praça pública, sendo exibida na parede de traz da Igreja Matriz. O maior público foi o de crianças, claro, pois o filme foi Speed Racer. Retornamos à nosso alojamento as 23h30.
Abraço a todos que nos acompanham e aguardem mais noticias,
Desculpem-nos a demora, mas estamos sem internet...
Rodrigo Guerra Leal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário