O Projeto Rondon

Os primeiros anos 

O Projeto Rondon foi criado em 1967, durante o regime militar, e extinto em 1989. A operação piloto do Projeto Rondon foi planejada e preparada na antiga Universidade do Estado da Guanabara (atualmente Universidade do Estado do Rio de Janeiro), e foi realizada em julho de 1967, no antigo Território Federal de Rondônia (hoje estado de Rondônia), na Amazônia, com a participação de 30 universitários de vários estabelecimentos de ensino superior do Rio de Janeiro.

Os desafios eram integrar, ocupar e desenvolver, com ênfase na ação comunitária, o espaço amazônico brasileiro e as demais regiões do país, em ações integradas entre universitários, comunidade e governo. Em seus 22 anos de existência, foram cadastrados 350 mil universitários e 13 mil professores. O Projeto Rondon foi extinto em 1989.

A proposta de recriar o programa foi acolhida pelo governo Lula e a volta do Rondon ocorre num momento em que o movimento estudantil e as Forças Armadas buscam reconquistar o prestígio e o poder político perdidos nos anos 90.

A nova fase do Projeto Rondon

A nova fase do Projeto Rondon origina-se de uma proposta de reativação do projeto original encaminhada pela União Nacional dos Estudantes ao Exmo. Sr. Presidente da República em novembro de 2003.

Para viabilizar essa proposta, foi criado, em março de 2004, um grupo de trabalho interministerial, composto por representantes do Ministério da Defesa (ao qual coube coordenar a implantação do novo projeto), do Ministério da Educação, do Ministério da Integração Nacional, do Ministério da Saúde, do Ministério do Desenvolvimento Agrário, do Ministério do Desenvolvimento Social, do Ministério do Esporte, do Ministério do Meio Ambiente e da Secretaria-Geral da Presidência da República.

O grupo de trabalho interministerial definiu diretrizes e orientações gerais, que foram consolidadas num plano estratégico aprovado pelo Presidente da República em 20 de agosto de 2004. Esse documento define a sistemática de trabalho, detalhada e posta em prática ao longo do segundo semestre de 2004 com vistas à execução, em 2005, da primeira operação nacional desta nova fase do Projeto Rondon.

As Forças Armadas são responsáveis pela coordenação e logística, tendo como parceira a União Nacional dos Estudantes – UNE.

O Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa, é um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população.

Fonte: http://projetorondon.pagina-oficial.com/portal/

Nenhum comentário: