segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Dia 16-01 Chegada a Teresina e Viagem a Pio IX


PROJETO RONDON – OPERAÇÃO ZABELÊ - PIO IX – PUC PR
RELATÓRIO 2° DIA – 15/01/2011
O dia hoje para os rondonistas começou cedo às 5:30 da matina, mas para o nosso grupo não podemos dizer o mesmo. Depois de uma longa viagem a Teresina desembarcamos do ônibus no batalhão às duas 2 h da manhã junto com o grupo de Jaguaraiva, EXAUTOS! Nossa noite de sono se resumiu ao um breve cochilo. A prof. Solena a mais cansada do grupo desmaiou na cama enquanto o Yuri, sem sono, passou a noite perambulando no batalhão e escrevendo seu relatório. As 5 h despertamos, eu confesso que acordei meio desnorteada, demorei alguns segundos para me localizar. O movimento no alojamento estava a todo vapor. Às 6 h da manhã um grupo de soldados tocou algumas musicas nos dando bom dia. Seguimos para o refeitório para tomar café. Depois disso ficamos no pátio do batalhão esperando o momento para irmos ao Tribunal de Justiça onde se realizou a abertura do Projeto Rondon. Nesse momento conhecemos o grupo de alunos da UNICAMP que compõe o grupo B de tarefas, que irá conosco a Pio IX. Todos são muito simpáticos e receptivos, estamos nos dando bem. Na ida para cerimônia de abertura, recebemos a noticia de que precisaríamos elaborar um grito de guerra para apresentação das equipes. Ninguém tinha nada em mente demorou um pouco mas ele saiu. O Yuri deu a primeira idéia e a partir daí chegamos no seguinte:
Ô Pio IX pode esperar
Somos da PUC, vamos chegar
Olê, Olá Curitiba PUC Paraná
Olê Olá.....
Vai sacudir, vai abalar
Quando a PUC chegar
Explode coração
É PUC é emoção no ar
Vai PUC, vai PUC

O pessoal da UNICAMP fez seu grito de guerra, muito divertido também:

Pode vir
Vamos cantar
A UNICAMP veio pra somar
La em Pio IX aprender e ensinar
Todos juntos com a PUC PR
UNICAMP PÊ PÊO
No Rondon ê ê êo

A única frustração foi a de não ter cantado o grito, deixamos passar a vez, mas deixo claro que não nos avisaram que era o momento de cantá-lo.

A cerimônia de abertura foi longa. Iniciou as 8 h com termino as 12 h. foram duas palestras, a primeira apresentando o Projeto Rondon 2011 explicando a operação Zabelê seguida da palestra ministrada pelo governador do estado do PI Wilson Martins. Nos apresentou todo o estado suas principais características, belezas e mazelas. O que chamou mais a atenção foi a maneira carinhosa como fala do Piauí e com um gesto de amor parabenizou todos os rondonistas pela participação na operação Zabelê desejando boa sorte. Não podendo deixar de relatar, ao final da cerimônia após a apresentação das universidades, o próprio governador vestiu a camiseta e o chapéu do Rondon, mostrando verdadeira alegria do Projeto Rondon estar acontecendo em seu estado. Saindo do Tribunal de Justiça fomos almoçar e a partir daí foi apenas fechar as malas e partir para Pio IX. Seguimos nós, junto ao grupo da UNICAMP e as equipes da cidade de Fronteiras. A viagem foi longa, com varias paradas com direito a água de coco e árvore cheia de urubus. Chegamos a Pio IX por volta das 10 h da noite. Já no ônibus fomos avistados e chamamos certa atenção. Nosso ponto final foi a casa paroquial onde varias pessoas estavam esperando pela nossa chegada. Perdemos a oportunidade de conhecer o prefeito que estava presente até pouco tempo antes da nossa chegada, mas foi embora devido ao nosso atraso. No alojamento tratamos logo de separar os quartos, acomodar as malas e jantar. Foi servido marmita, o jantar foi divertido logo em seguida arrumamos a bagunça e fomos passear a pé pela cidade, fizemos uma parada na praça ajeitamos umas mesas e sentamos para relaxar um pouco, afinal de contas também somos filhos de Deus. A Karin foi a primeira a iniciar a “divulgação” do Rondon, já fez amizade com algumas senhoras que se encontravam em frente as suas casas próximas a praça. Voltamos do passeio e cada um tratou de ir tomar banho e cama. E assim o dia terminou.

OS: a comunidade do interior do PI e claro Pio IX tem o costume de ficar em frente de casa. Bom acredito que seja por lazer.

BRUNA B. SIMONETTO

ALUNA 5° PERÍODO DE MEDICINA

Nenhum comentário: