terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Descobertas e Transformações

A primeira vez que ouvi falar sobre o projeto rondon foi de um Tio médico, hoje com 65 anos, imaginei que nem existia mais. Foi uma grande surpresa quando recebi, em agosto, no e-mail de turma, informações sobre inscrição para o projeto rondon.

   No início, tinha expectativa de ir para lugares digamos que esquecidos do nosso gigante Brasil, onde houvesse pouca estrutura, saneamento básico e saúde precária, estava me preparando par o pior. E atuaríamos onde encontrássemos carência, com a preparação do curso universitário. Na primeira palestra após a inscrição, com o professor Sato e o grupo que havia viajado pelo projeto no ano anterior por outra universidade, soube que a cidade não era tão precária como imaginava, não iríamos atuar cada um apenas em sua área, e tudo seria bem organizado antes da viajem.

   Temos preparado várias brincadeiras educativas para as crianças, cursos de materiais recicláveis, palestras com o objetivo principal informativo e preventivo de doenças parasitárias da região, álcool, drogas, higiene dental, doenças sexualmente transmissíveis, segurança da criança e do idoso, câncer de mama e colo de útero, a importância da certidão de nascimento, identidade entre outros assuntos comuns a qualquer comunidade carente e importantes para a melhoria da qualidade de vida. 

   O trabalho de preparação trouxe grande aprendizado e promoveu a integração entre as pessoas do grupo, uma antecipação de tudo o que nos aguarda.

   Beijos, Ricardo Ehlert.

Nenhum comentário: