quarta-feira, 20 de julho de 2011

4o dia - Estréia e a Roda

4º Palavra – Estréia e a Roda

Parecia o primeiro jogo da seleção brasileira de futebol numa Copa do mundo. Os preparativos para a estréia haviam sidos planejados meses antes, o evento já havia sido divulgado, os jogadores (rondonistas) estavam todos instalados na concentração (Centro Educacional Mãezinha Maria), a população nos aguardava e a ansiedade no coração de cada atleta (universitário do projeto Rondon) era grande.

Então o apito inicial foi dado. Estávamos diante de um estádio lotado, pessoas vibrando, esperando que o jogo fosse marcante. Era a nossa estréia. E que estréia... O saldo do jogo foi... bom vou contar o resultado nas próximas linhas, acompanhem.

Nosso ponta pé inicial foi por meio de uma gincana realizada com quatro grupos de aproximadamente 15 alunos. A cada 20 minutos,  os grupos rodavam em uma estação em que era debatido um tema central. O Meio Ambiente foi conduzido pelo rondonista Bruno Vodonis, Cidadania pela Stéfanie, Acessibilidade pela Lúcia e Nathali, Drogas Lícitas e ilícitas pelo rondonista Rodolff e Gestação na Adolescência pela Viviane. Os jovens interagiram com nosso grupo e ouvimos relatos que nos deixaram esperançosos. A maioria sonhava em cursar ensino superior e desejavam que a cidade fosse um ambiente limpo, belo e agradável para seus moradores.

A tarde as nossas atividades foram novamente na escola Arnaldo e ali aconteceu algo tocante, mágico...

Imaginem 150 crianças no refeitório, sendo que pelo menos 10 eram alunos com necessidades especiais... todas separadas, cada um num canto daquele ambiente.

De repente, uma rondonista começa a brincar de roda com 2 crianças, em 1 segundo, eram 6, em 5 segundos, eram 20, em 2 minutos, todas as crianças estavam unidas pela roda cantando canções folclóricas brasileiras. Era o poder da roda. Era a evidência clara que o homem foi criado para viver em sociedade, para receber e compartilhar amor. Basta literalmente darmos as mãos que tudo acontece...emocionante!!

Interagimos 1 hora com um grupo de 150 crianças e depois fizemos o mesmo com um outro grupo com o mesmo número de crianças. Além de cantarmos, também brincamos de morto-vivo, quadrilha, estátua... Tivemos 3 palhacinhos nesse evento: A Chuchu (Nathali), a Suadinha (Stéfanie) e palhaço Barrigudo (Bruno Mais Cedo) .  A boneca Emilia (Sandrinha) também apareceu e dirigiu a festa. Os demais rondonistas ficavam de apoio com as crianças, brincando como elas. Fabiano era o nosso DJ...Fabiano solta o som!! Rodolff nosso jamaicano foi confundido com o Ronaldinho Gaúc ho e a Vivi recebeu o apelido de turista.

No final do evento,  as crianças fizeram uma linda homenagem com uma canção que dizia: Nós chamamos e vocês vieram, obrigada!!!

Nós é que agradecemos, pois sem dúvida, o carinho que temos recebido esses dias, não cabe na mala de volta, mas certamente cabe no coração e nas nossas lembranças...

Bom, havíamos prometido a cada dia colocar apenas uma palavra que fosse o marco daquele dia, porém acredito que vocês entenderam que foi impossível eleger apenas 1. Toda regra tem uma exceção, e aqui também não foi diferente.

Ah! Vocês tem dúvida de quanto foi o placar desse jogo? Foi exatamente 10 X 0. Dez para a cidadania, amor e compartilhar e zero para a indiferença. 

Um abraço a todos, e nos acompanhe nos demais dias...ainda temos muita história para contar.



   

  









 

Nenhum comentário: