sexta-feira, 5 de agosto de 2011

16o dia – Encerramento Oficial

Às 6 da manhã, todas as nossas bagagens já estavam sendo colocadas no ônibus do Ministério da Defesa para irmos para Cáceres para fechamento geral das operações Tuiuiu. A viagem até Cáceres ocorreu bem. Chegamos ao alojamento por volta das 10h30 e logo em almoçamos arroz a grega, strogonoff, salada, frango grelhado... hum... ficou com água na boca? O nosso grupo(PUCPR + UFVJM)animou o refeitório com o grito de guerra. Todo mundo aprovou com aplausos.

Fomos às 14 horas para o Ginásio de Esportes da Universidade do Estado de Matogrosso em Cáceres. Ali as equipes de cada cidade iriam realizar uma apresentação resumindo as ações realizadas nos 15 dias de operação. Foi um momento de grande emoção. Os universitários foram muito criativos, fizeram teatro, dança, música, discurso, paródias, acrobacias, orações...

Houve um relato emocionado de um professor da UENP que no 2º dia do Operação Tuiuiu teve que ser trazido para Cáceres para realização de uma apendicectomia.

As nossas equipes PUCPR e UFVJM cantaram uma serenata para todos os rondonistas, canção que era cantada sempre que queríamos recepcionar alguém na cidade de Jangada; dançamos o siriri (pelo menos tentamos), fizemos uma homenagem para o Anjo JK que foi maravilhoso conosco nesse período.

O encerramento das operações se deu com o discurso do Brigadeiro Veríssimo que comentou que aquele Rondon havia sido um dos melhores dos últimos tempos, que apesar de todas as dificuldades, as 4 operações que ocorreram em 4 diferentes estados brasileiros, havia sido um sucesso. Então aquele momento que ninguém ali queria enfrentar, mais que era necessário, aconteceu. O Brigadeiro então anunciou: Eu declaro oficialmente encerrada a operação Tuiuiu!!! (que aperto no coração).

Tiramos fotos com as autoridades e depois nos abraçamos e agradecemos uns aos outros pelos resultados obtidos.

O dia tinha acabado. Porém, a noite só estava começando... O Ministério da Defesa ofereceu um jantar para o encerramento das operações.

Ali foi um momento de festa, de confraternização, de alegria misturada com um pouco de saudade... Foi servido um maravilhoso jantar regado por várias músicas populares.

A equipe de Jangada também deu a sua palhinha na festa, cantando e convidando os demais rondonistas a formarem um grande coral com a música: Esta é a última oração, para salvar seu coração... Foi liiiiiiiiiindo!!!

Também aproveitamos a festa para homenagearmos os nossos professores Deyse e Fabiano que foram verdadeiros pais, nos orientando, nos puxando a orelha, nos dando palavra de confiança.... Nós não ficamos órfãos não. Tivemos pai e mãe de verdade!!! Obrigada queridos pais!!!

Até então a nossa equipe não tinha sofrido nenhuma intercorrência. Porém, no retorno da festa para o quartel, o ônibus deu uma freada brusca, e a nossa rondonista Nathali sofreu uma contusão em uma das mãos. Ela foi para o hospital de Cáceres e graças a Deus não havia fratura ou luxação. Porém, precisava ficar de molho com aquela mão e remédio para aliviar a dor.

Mas o balanço final das operações sem dúvida foi extremamente positivo, a sensação que tivemos pode ser resumida numa frase de uma música que foi tocada no encerramento das operações: Valeu a pena, êê, valeu a pena!!!

Veríssimo disse...

Sim!!! Valeu a pena.
Foi um prazer trabalhar com os rondonistas da PUCPR.
Cumprimento a todos pelo empenho.