terça-feira, 15 de maio de 2012


VAMOS CONHECER ITACAJÁ-TO, CIDADE QUE RECEBERÁ NOSSOS RONDONISTAS.


         
A fundação de Itacajá aconteceu pelos esforços do missionário batista, Pr. Francisco Colares que ali se radicara em 1938 para evangelizar os Índios Kraôs.
Tendo, porém, em vista as necessidades dos sertanejos fundaram uma escola e um orfanato. "A cidade começou com um orfanato fundado pelo Pr. Francisco Colares e sua mulher Beatriz, em 10 de abril e 1942." (O jornal Bastista de 10/10/1989).
Inicialmente era conhecido como Porto do Vau, devido no verão dá vau onde hoje está construída a ponte e porto porque logo acima era o porto. Criada pela lei estadual de número 891 de 12/11/1953 Itacajá foi fundada tornando-se um grande município.
Situado entre as coordenadas 8° 19' de latitude Sul e 47° 45' de longitude Oeste, Itacajá possui clima tropical, com temperatura média entre 30° e 35° graus.
Sua principal fonte de renda é a pecuária. Mas em regime de "plantation" são cultivadas as diversas variedades de milho, arroz, feijão, mandioca etc. Além do comércio varejista, a cidade dispõe de serrarias, olarias, usina para beneficiamento de arroz etc.
Por força dos seus recursos naturais e do modo cativante dos seus habitantes, além de a aprazível a cidade é aconchegante. Não raro, tem-se ouvido elogiosos comentários a seu respeito.
Alguém que, por certo, não se demorou muito ali, afirmou: "Itacajá é um paraíso, um santuário de paz e de tranquilidade".

        Fica a dica para os nossos Rondonistas, desfrutem da beleza e da tranquilidade desta maravilhosa cidade!

Nenhum comentário: