quarta-feira, 25 de julho de 2012

                   Núcleo de Pastoral da PUCPR abre inscrições para o Projeto Rondon 
            JANEIRO/2013
                                             Câmpus Curitiba e São José dos Pinhais 



Os Acadêmicos interessados em participar do Projeto Rondon, operações de janeiro/2013, poderão realizar as inscrições para o processo seletivo diretamente no Núcleo de Pastoral da Universidade, entre os dias 30,31 de julho e 01 de agosto de 2012.

O Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa, é um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades em situação de vulnerabilidade social e ampliem o bem-estar da população. O projeto busca aproximar esses estudantes da realidade do País, além de contribuir, também, para o desenvolvimento das comunidades assistidas.

As atividades realizadas pelos Rondonistas, como são chamados os professores e estudantes universitários que participam do Projeto, concentram-se nas áreas de comunicação; cultura; direitos humanos e justiça; educação; meio ambiente; saúde; tecnologia e produção e trabalho.

Para realizar a inscrição, o candidato deve estar regularmente matriculado em um dos cursos de graduação da PUCPR, cursando a segunda metade do curso e ter disponibilidade para participar de encontros preparatórios nos finais de semana e em momentos fora do horário de aulas.
 


INFORMAÇÕES IMPORTANTES PROCESSO SELETIVO
  
O processo seletivo para a Operação de Janeiro/2013 será para os acadêmicos da PUCPR Câmpus Curitiba e São José dos Pinhais. O período de inscrição será entre os dias 30,31/07 e 01/08 ou até completarem 100 inscrições.


1. Acontecerão 3 (três) etapas referentes ao processo seletivo, com participação obrigatória, o não comparecimento acarretará na auto desclassificação.

1.1 - 02/08/12 às 18h30 - Palestra Expositiva sobre o Projeto Rondon com a presença do Coronel José Paulo da Cunha Victório do Ministério da Defesa.
    Local: Auditório Tristão de Ataíde (bloco amarelo).
    Obs: caso o atraso seja superior à 15min, o candidato será desclassificado do processo. 

1.2 - 18/08/12 das 7h às 17h30 - Atividade em grupo em Tijucas do Sul. 7h no portão 1 da PUCPR Câmpus Curitiba.
    Neste dia deverá ser entregue um projeto com 10 ações (conjunto A ou B). Ações que você desenvolveria em uma comunidade em vulnerabilidade social conforme descrição do conjunto A ou B (descrição do conjunto A e B ao final deste post)

1.3 -  22 à 24/08/12 - Apresentação dos projetos e entrevistas individuais.


2 - A divulgação dos aprovados no site da Pastoral www.pucpr.br/pastoral será realizada após divulgação das Operações pelo Ministério da Defesa.

DA RESPONSABILIDADE DO CANDIDATO (se o projeto for aprovado pelo Ministério da Defesa)

Ao aluno selecionado será solicitado 100% de participação (registrada em ata) nos encontros preparatórios, que constam dos períodos de elaboração do projeto, em equipe, até o período de execução do mesmo – julho/2012 a fevereiro/2013- (salvo exceções acordadas anteriormente com o (a) professor (a) coordenador e o Núcleo de Pastoral da Universidade).


Maiores informações e inscrições  pastoral.ctba@pucpr.br 
ou pelo fone: 3271-1397



Para saber mais acesse: www.defesa.gov.br/projetorondon





 ____________________________________________________________________



PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO COM 10 AÇÕES A SEREM DESENVOLVIDAS EM UMA COMUNIDADE EM VULNERABILIDADE SOCIAL:

 
Conjunto A

CULTURA
- Capacitar multiplicadores para o desenvolvimento de atividades que promovam a capacidade de expressão cultural da comunidade, valorizem a cultura local e promovam o intercâmbio de informações.

DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA
- Capacitar organizações da sociedade civil na defesa dos direitos de cidadania e na implantação de ações de assistência; e
- Instalar, dinamizar ou atualizar os conselhos municipais, como os de educação, de saúde, tutelar, de assistência social, da criança e do meio ambiente, entre outros.

EDUCAÇÂO
- Capacitar educadores do ensino fundamental e médio sobre técnicas de ensino e aprendizagem, motivação, relacionamento interpessoal, distúrbios de aprendizagem, educação inclusiva e no atendimento a portadores de necessidades educativas especiais.
- Capacitar educadores do ensino fundamental e médio com multiplicadores em gestão financeira, pessoal e familiar, em conformidade com a Estratégia Nacional de Educação Financeira. 
 
SAÚDE
- Capacitar agentes de saúde em saúde da família, saúde bucal, doenças endêmicas locais, acolhimento e humanização no atendimento de saúde;
- Capacitar multiplicadores em saúde sexual e reprodutiva de adolescentes e jovens, na prevenção da prostituição infantil, na prevenção do uso do álcool e de drogas e na prevenção da violência contra mulheres, crianças e adolescentes;
- Capacitar multiplicadores em ações de incentivo ao esporte e lazer; e
- Capacitar multiplicadores em nutrição, com incentivo no uso de alimentos regionais.



Conjunto B

COMUNICAÇÃO
- Divulgar às lideranças e servidores municipais os benefícios, serviços e programas oferecidos na esfera federal.
- Capacitar multiplicadores na produção e difusão de material informativo (saúde, educação, cidadania, meio ambiente) para a população, usando os meios de comunicação, em particular as rádios comunitárias;

MEIO AMBIENTE
- Capacitar multiplicadores em defesa do meio ambiente e saneamento  básico.
- Capacitar, mobilizar e realizar campanhas na área de saneamento ambiental, particularmente no que se refere a resíduo sólido, esgotamento sanitário e água;

TECNOLOGIA E PRODUÇÃO
 - Capacitar produtores rurais, bem como especial atenção em áreas de interesse do município e pequenos produtores.
- Promover a inclusão digital de professores do ensino fundamental e médio;
- Capacitar servidores públicos e outros segmentos na área de informática; e
- Disseminar soluções auto-sustentáveis – tecnologias sociais – que melhorem a qualidade de vida das comunidades.

TRABALHO
- Incentivar o cooperativismo, associativismo e empreendedorismo para a geração de renda e o desenvolvimento econômico sustentável;
- Promover ações que desenvolvam o potencial turístico local, incluindo a capacitação de mão-de-obra ligada ao comércio de bens e serviços; e
- Capacitar servidores municipais em gestão pública, elaboração de projetos, bem como orientar ações para a melhoria das relações de trabalho, explorando a motivação e o relacionamento pessoal.



Nenhum comentário: