Hoje é dia 21 de janeiro de 2011, e começa mais um dia na terra da Cajuína e onde o uso de capacete é proibido. Mas hoje algo diferente nos despertou. Teria sido ao som de funk, sertanejo, axé? Não! Nosso saudoso companheiro Guilherme (da Unicamp) nos acordou mais uma vez as 6:20h ao som de batucadas na panela. Infelizmente (ou felizmente), desta vez, ele teve sua gloriosa caixa de som sabotada pelo professor Matsura (que escondeu o fuzível – pois, segundo ele, não aguentava mais esse despertador). Pois é, querido blog, mais um dia começa para os Rondonistas que aguardam por mais emoções.
Como sempre fomos tomar café na pensão da dona Judite logo pela manhã, e nos apressamos para preparar os palhaços para mais uma Caminhada. Nesta segunda caminhada contamos com um maior número de pessoas do que na primeira vez – tivemos a companhia crianças, jovens, adultos e idosos (seu Sobrinho também estava lá); desta vez (e também nosso querido carro de som e suas músicas para embalar a trilha sonora do nosso trajeto).
À direita, S. Sobrinho, frequentador assíduo de todas as nossas atividades. Ao lado, Prof. Zigomar da UNICAMP, amigo íntimo do S. Sobrinho. |
Após a caminhada corremos para casa para irmos para Lagoa Nova, outro assentamento que fica a 30km de Pio IX (+/- 1 hora de viagem) e que não tem energia elétrica. Ao chegarmos lá nos deparamos com um pequeno imprevisto. A escola onde planejávamos fazer as palestras estava completamente suja. Fizemos então as palestras na unidade de saúde, pois estava havendo consulta médica. A maioria do público era de mulheres e crianças, foi falado sobre Câncer de mama, Câncer de colo de útero, Auto-exame das mamas e planejamento familiar. Como havia somente uma gestante, nossa amiga Dani conversou um pouco com ela sobre amamentação. Enquanto as palestras eram feitas, metade do nosso grupo (inclusive eu – Andressa) foi ficar com as crianças. Distribuímos escovas e orientamos como fazer uma correta escovação, após isso começamos a fazer pintura no rosto das crianças. E vale ressaltar que esta atividade de pintar as carinhas das crianças tem sido um sucesso, elas simplesmente adoraram ter o rosto cheio de desenhos e purpurina.
Depois voltamos para Pio IX por volta de meio dia, almoçamos (a comida, pra variar, daqueele jeito), e algumas pessoas aproveitaram para descansar e outras foram para o mercado comprar algumas coisas para o churrasco que seria logo mais a noite. As 15:00 nossos colegas Yuri, Karin, Bruna, Renata e Solena foram até a Secretaria de Saúde de Pio IX para uma palestra sobre Acolhimento e Humanização que seria ministrada pelo Yuri para os profissionais de saúde. Havia mais ou menos 16 pessoas. Entre eles agentes comunitários, fisioterapeutas, enfermeiros e outros. Houve uma troca bem importante, o Yuri falou um pouco de como é o Acolhimento e Humanização feito em Curitiba e, por sua vez, os profissionais de saúde de Pio IX relataram um pouco de como as coisas são feitas na cidade e também falaram das dificuldades que eles enfrentam. A palestra foi muito proveitosa, e no final foram sorteados alguns brindes.
Após a palestra todas as meninas se juntaram na cozinha para descascar batatas para a maionese do churrasco a noite. Fizemos maionese e vinagrete (meninas prendadas, hein). O churrasco começou lá pelas 20:00.. ah, vale constar que mais uma vez a água acabou e muita gente teve que tomar banho de canequinha ( de novo). É a vida, né. Lá pelas 22:00 o churrasco estava a pleno vapor, as pessoas dançavam o som de uma banda de forró local. A festa durou mais ou menos até umas 3 da manhã, com os rondonistas cantando músicas como Minha pequena Eva e aquela tal de “..ela tá de saia e bicicletinha, uma mão vai no guidão e a outra tapando a calcinha...”. Como podem ver, caros amigos, o dia foi animado, e a noite mais ainda. Mas não deixem de acompanhar os nossos guerreiros e lembrem sempre de dar aquela espiadinha no blog.
Andressa de Sá Melo – Aluna do 9º período do curso de Odontologia da PUCPR
Um comentário:
Nossa, esse dia aí foi muito bom! Uma caminhada super animada! Aliás, vocês todos são muito animados, movimentou nossa cidade, que amnhã vai está com muitas saudades!
Mas o bom mesmo foi a foto dos grandes amigos, Zigomar e Sinfrônio!
Me segurei pra não cair de tanto rir!
Postar um comentário