terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Como foi e atividades do dia 18/01/2011.

Hoje 18/01/2011, acordamos exatamente as 06h00min, ao som de “Amo Noite e Dia” (Jorge e Matheus), com um volume um pouco alto demais pelo nosso colega Guilherme da Unicamp; animados para iniciar as atividades, porém ansiosos também, sem saber como seria a aceitação da população no decorrer das atividades planejadas.


Logo, fomos até a pousada aonde tomamos café da manhã, aproximadamente as 06h20min, mas ela ainda estava fechada; então chamamos a dona Judite (proprietária da pousada) para abrir o local pra nós. Tomamos o café da manhã juntamente com a equipe da Unicamp; por volta das07h00min retornamos para a casa paroquial onde estamos alojados.

Durante o percurso de volta, a professora Solena, da PUCPR teve a idéia de que algumas pessoas poderiam se vestir de palhaços, para animar ainda mais a caminhada que planejamos para toda a população; já que trouxemos as fantasias de palhaço na bagagem.


Os alunos Yuri (PUCPR), Vinícius e Guilherme (Unicamp) aceitaram a idéia, vestiram as roupas, fizeram pinturas no rosto, encheram balões, e com muita alegria, todos fomos para a praça, nosso “ponto de partida” para a caminhada, por volta de 07h40min, já tínhamos algumas pessoas esperando para nos acompanhar. Antes de iniciar a caminhada, realizados um alongamento para todas as pessoas, depois seguimos com um carro de som nos acompanhando para garantir a nossa comunicação com toda a população e músicas tocando para animar a prática do exercício físico; vale ressaltar também a presença do senhor prefeito Raimundo “Boião”, o engenheiro agrônomo Kleber, e ainda o profissional de educação física Valtiê. Encerramos a caminhada por volta de 08h40min, foi bem bacana, acredito que uma atividade que a população não estava acostumada; destaca-se a presença do senhor “Sobrinho”, um senhor que participou do início ao fim de nossa caminhada, sem parar momento algum e sempre muito animado.

No retorno a casa paroquial, revisamos e arrumamos os últimos detalhes para as próximas atividades. Saímos para a comunidade chamada “Pau Ferro” por volta das 08h50min, com chegada as 09h25min. Descarregamos as caixas que levamos com alguns materiais necessários para desenvolver nossas atividades, logo começamos a organizar a escola para as primeiras apresentações, onde algumas pessoas já nos aguardavam. Havia um grande número de crianças, essas foram entretidas com brincadeiras e pinturas de rosto durante todo o evento.

As palestrantes de hoje foram: Andressa- com o tema: “Documentos na mão, órgãos públicos”, Bruna- “Cuidados com crianças” e eu- Daniela- “Saúde do idoso”. Encerramos as atividades 12h10min com a entrega dos certificados e retornamos para Pio IX. Almoçamos e trabalho novamente, agilizamos as apresentações do período da tarde que eram em Pio IX mesmo; ah e boa notícia, a Karin conseguiu baixar a apresentação que tinha feito sobre PROUNI, que não estava conseguindo. Ela fez sua apresentação em uma sala de aula da escola Municipal Maria Matutina para as crianças e adolescentes. Foi bem bacana, eles gostaram bastante.


Depois voltamos para o alojamento, pois precisávamos reestruturar o nosso cronograma, aproveitamos a presença de duas enfermeiras (Ana Paula e Kariele) que trabalham nas regiões e conhecem as realidades e necessidades da população. Pronto! Cronograma refeito é hora de ir para a praça da cidade, onde a equipe da Unicamp organizou uma “Feira de Ciências” e nos convidou para ajudá-los falando sobre doenças como: Dengue, Doença de Chagas dentre outras. A feira foi um sucesso, a população foi bem participativa!

As 23h45min eu (Dani) e Andressa voltamos para o alojamento para tomar banho e evitar filas nos banheiros, afinal são 21 pessoas para tomar banho. rs. Logo após todos chegaram, e bora dormir que o dia seguinte nos espera, inteiros de preferência hehe.

Agradecemos a todos que acessam o blog, os comentários... etc. Aproveito para pedir desculpas pela demora das postagens, pois a internet aqui é bem lenta, isso quando conecta, e o nosso tempo está bem escasso.

Daniela Cristina Neves – Acadêmica do 5° período de Enfermagem- PUCPR.

2 comentários:

prof. Bertin disse...

Pessoa da PUCPR aqui é o prof. Bertin da Eng. Civil. Muito legal o que vocês estão fazendo e muito mais importante para a comunidade. Também participei do Projeto Rondon no meu tempo de Faculdade, na cidade de Paranaíba no Mato Grosso do Sul. Ainda me lembro com saudade aquele tempo, as amizades que fiz e o carinho da população local. É isso aí! Continuem o bom trabalho! Deus os abençoe.

prof. Bertin

Anônimo disse...

Olá!!!
Quero parabenizar a equipe do Projeto Rondon, pelos trabalhos, coragem e principalmente o amor dedicado as pessoas carentes. Sou de Cruzeiro do Sul-AC, minha cidade foi privilegiada muitas vezes por equipes do Projeto Rondon. Coradem turma, voces irão lembrar com muitas saudades de tudo aí vivido, ah, tenho uma pessoas aí na equipe muito especial, te amooooo muuuiiitoooo. Bjos