sexta-feira, 29 de julho de 2011

11 dia- Quadra - O Início

11º dia – O início da quadra...


Amanhecemos animados com a ação que teríamos que realizar o dia todo: pintura da quadra do CRAS de Jangada que estava sem cuidados há algum tempo.

Os meninos rondonistas comandados pelo Fabiano iniciaram essa atividade com a pintura do muro interno com uma tinta feita da mistura de cal e água. As meninas lideradas pela Lúcia fizeram todas as marcações da quadra.

Em um dos muros, foi desenhado o logo do Projeto Rondon pelos rondonistas Lúcia e Mateus da UFVJM.

Iniciamos então a pintura das marcações que foram feitas com a cor branca. Depois passamos para a parte interna que seria pintada de azul e vermelho. Concomitante a isso, pintamos também as traves de futebol e a pintura do logo. Tivemos um grande companheiro em todo esse processo, o nosso amigo inseparável, o sol. A sensação térmica era de 40º C. Mas o incômodo com o calor logo desaparecia quando conversávamos com as crianças e jovens que ali acompanhavam o nosso trabalho. Algumas comentaram que nós não podíamos ir embora pois havíamos tornado a vida delas mais feliz... Não precisa nem dizer que seguramos para não chorarmos...

Porém o trabalho da pintura da quadra não foi finalizado nesse dia, pois tínhamos outra atividade à noite, que seria a exposição da Feira de Ciências e a Reapresentação do Teatro sobre Drogas que seria realizado na praça principal da cidade.

Aos poucos foram chegando crianças, adolescentes, jovens e adultos para prestigiar as ações. Tivemos um público bastante interessado nas experiências como o fogo que não queima; o ímã, a aranha caranguejeira e o besouro; o aquecedor solar feito com garrafas pets, o papel que escreve sozinho... Os mistérios de cada uma das atividades após realizadas eram desvendadas pelos nossos rondonistas, que explicavam como cada experimento ocorria.

Em seguida, realizamos a apresentação do Teatro sobre Drogas, e foi mais uma vez maravilhosa a atuação de cada um dos nossos atores rondonistas. O público também interagiu conosco a cada cena, manteve-se bastante atento, o que demonstrou dessa forma um bom aproveitamento da atividade. Estávamos todos mais descontraídos, porém não menos concentrados para a encenação. O nervosismo e ansiedade da estréia que ocorreram dias atrás estava menor.

Bom, sendo assim, terminamos esse dia, satisfeitos com o saldo final. Notícias da finalização da quadra, aguardem para o dia seguinte... Mas o 11º dia foi um grande início, esperem o gran finale!!!

Nenhum comentário: