12º dia – Finalização da quadra
O dia começou cedo no alojamento. Dividimos o nosso grupo em 3 frentes. Uma delas iria para a zona rural (Bruno Vodonis, Viviane e Stéfanie), a outra ficaria para continuar no trabalho de pintura de quadra [Bruno Macedo (rapaz do acabamento), Lúcia (nas coordenadas), Nathali (como gosta de pintura!!), Profa Deyse (pegou pesado também) e Fabiano (mil e uma utilidades e Rodolff (também incansável)] e a Sandra ficou responsável pela parte de coleta de dados e edição de um vídeo para o último evento do nosso cronograma Resgate Cultural.
A área rural visitada foi a Comunidade do Campo Limpo, que fica a 20 minutos da cidade. Fomos acompanhados da UFVJM. O local é semelhante a uma vila com casas, uma igreja e uma escola. Ao chegarmos ali, encontramos alguns moradores que estavam limpando um porco, que era do tamanho de um bezerro (e olha não é história de pescador) para uma festa que será realizada no domingo pela comunidade, a Festa de São Benedito. Diante desse contexto, realizamos a ações propostas: Discussão ou bate-papo sobre a ODM, sobre meio ambiente (aquecedor solar e compostagem), aferição de pressão arterial e saúde bucal. Os moradores presentes se mostraram interessados com os temas expostos, e foram estimulados a criarem ciclos de diálogos para debaterem as principais necessidades daquela região e propostas de mudança.
A Sandrinha ficou pela cidade entrevistando algumas personalidades da cidade: moradores, comerciantes, políticos com a intenção de resgatar a história e a cultura de Jangada para a elaboração de um vídeo. Brincamos que ela já pode se candidatar a algum cargo político, pois ficou conhecidíssima no município.
A outra equipe deu muuuuuitas pinceladas para a restauração da quadra. Foi necessário mais um dia todo de pintura que até deu tempo da equipe da área rural dar umas pinceladas também. O anjo também colocou a mão na massa. O resultado foi excelente, por volta das 17h30 -18h, uma quadra cinza, sem cores, com traves enferrujadas passou a ser uma quadra poliesportiva com as cores amarela, vermelha e azul, com as divisões e as traves pintadas em branco. A pintura do logo do Rondon também foi concluída. O sonho virou realidade e ficará por algum tempo vivo nas mentes, corações e olhos das crianças e adolescentes do CRAS.
12
Nenhum comentário:
Postar um comentário