terça-feira, 26 de julho de 2011

7º dia – Sarapatel

7º dia – Sarapatel


Olá amigos, esse dia a equipe foi dividida em 2 turmas. A primeira foi formada pelo Bruno Vodonis, Lúcia, Sandy, Rodolff, Bruno Macedo, Stéfani e Fabiano que participaram da ação Mata Ciliar, que tinha como objetivo realizar o plantio de mudas ao longo do riacho Gamela, para reduzir o processo erosivo, a poluição da água, para criar um ecossistema para os animais e plantas. A 2ª turma Profa Deyse, Nathali e Viviane fizeram os preparativos da atividade que seria realizada no período da tarde: compras de materiais, cartazes, limpeza das garrafas pets... Ambas as equipes desenvolveram bem suas atividades, afinal missão dada é missão cumprida!!


No período da tarde, fomos para o Ginásio Poliesportivo da cidade para realização de uma gincana com os alunos da Escola Arnaldo que haviam participado das dinâmicas dos dias anteriores.

Foram formadas 2 equipes com os jovens participantes: azul e rosa, que fizeram grito de guerra; apresentação de uma encenação, sendo que a azul falou sobre gravidez na adolescência e a equipe rosa sobre a onça pintada, animal típico da região; estouro de bexigas por meio do sopro. A competição foi finalizada com a apresentação da lambada, dança típica da região, realizada por um casal de cada equipe. Quem ganhou a competição? Todos da comunidade, porém o rosa fez mais pontos!!!

A gincana ainda continuou com a oficina de pipas, que atraiu crianças e adolescentes. Os rondonistas, os Brunos, Rodolff e Fabiano foram os orientadores da ação. Naturalmente, o momento mais esperado, era a revoada de pipas...  Com os bons ventos de Jangadas, todas fizeram lindas coreografias no ar...Só um segredinho!! Os nossos rondonistas vibraram como crianças nessa ação.

 Logo em seguida, também houve a oficina de brinquedos e objetos com os materiais recicláveis. Rudolff ensinou um grupo de mulheres a fazer puff com garrafas pets. O resultado final foi o seguinte: de garrafas que levariam 1000 anos cada uma para se degradarem no meio ambiente, tivemos um lindo e confortável assento ou puff que foi sorteado entre as participantes da oficina. A Jéssika, aluna do ensino médio da Escola Arnaldo foi a premiada.

Vocês pensam que as nossas atividades terminaram??? Nãooooo. Ainda tínhamos mais um compromisso oficial, que era participar da formatura dos alunos do PROERD (Programa Educacional de Resistência Às Drogas e À Violência) e realizar a apresentação da peça Vandalismo durante o evento. Ali estavam autoridades da cidade, como o prefeito, o secretário da saúde e alguns oficiais da polícia civil coordenadores do programa. Foi uma linda cerimônia com apresentação de coreografias feitas pelas crianças e jovens da Igreja Batista de Jangada, canções pelas crianças da escola Arnaldo e a apresentação da nossa encenação... que foi estrelada pela Sandrinha, que foi Paulinha, uma jovem que desrespeitava o bem público com pichações em placas de trânsito, destruição de orelhões, trotes para a polícia. Porém ela tinha um amigo, que não compactuava com esse comportamento, que foi representado pelo aluno Bruno Macedo. Paulinha aprendeu a lição... pois depois de realizar um ato de vandalismo, machucou o seu olho, e precisou de ajuda, porém teve dificuldade de consegui-la pois o telefone estava quebrado, a sinalização de trânsito complicada e o policial não ajudou pois pensou que seria um trote... O público se divertiu e aprendeu com a peça, segundo participantes da formatura.

Depois disso, as equipes da PUCPR e da UFVJM foram convidados por um casal de moradores de Jangada para um jantar com um prato muito apreciado na região de Matogrosso e de Jangada: o sarapatel, que é feito com miúdos de boi, acompanhado do famoso pastel. No nosso jantar, o sarapatel foi feito apenas com o pulmão de boi. Muitos apreciaram a comida, com um sabor que é lhe é muito próprio, e todos sem dúvida gostaram do tempero do casal feito de hospitalidade, simpatia e alegria.  
É agora, sim o nosso dia ou noite acabou...mas senta que lá vem ainda mais história!!!

Nenhum comentário: