terça-feira, 26 de julho de 2011

8º dia – Trabalho em Equipe

8º dia – Trabalho em Equipe


Mais um dia se iniciou no Rondon. A ênfase era para ações relacionadas ao trabalho que foi coordenado pelas rondonistas Stéfanie e Viviane, porém com a ajuda de toda a equipe, que atuou como um só corpo. O Programa de Educação Previdênciária (PEP) do INSS de Cuiabá fez parceria conosco vindo até Jangada para trazer orientações individuais sobre os principais benefícios ligados à previdência social. De todos os participantes também era aferida a pressão arterial, que foi realizada pela Nathali no período da manhã e parte da tarde, e o restante do tempo pelos alunos Rodolff, Bruno Macedo e Viviane.

Logo em seguida, fomos até a praça da cidade para realizarmos a Feira de Profissões. Foram confeccionados banners de 16 profissões e mais 6 banners sobre o Fies, Prouni, Enem, e 3 instituições de ensino superior da região. Com um trabalho em equipe literalmente, pois todo mundo, deu uma mãozinha, unimos todos os cartazes utilizando barbante e fixamos todos na grade do muro da igreja católica. Cada aluno ficou responsável por 2 ou 3 banners. O público formado, principalmente, de jovens esteve bastante interessado pelas profissões ali apresentadas. Contamos com a ajuda da equipe de Minas, que ficou com as profissões de odontologia e biologia. Por falar em ciências biológicas, o rondonista Kalebe da UFVJM, levou um sapo vivo, que foi colocado numa caixa, para ser utilizado como exemplo. Isso atraiu a atenção de crianças e adultos. Concomitante à feira, também foi realizada a aplicação de um teste vocacional pela rondonista Stefanie, estudante de psicologia e pelo psicólogo Fabiano. Esse recurso foi uma ferramenta valiosa para muitos jovens confirmarem ou esclarecerem suas dúvidas a respeito de qual carreira seguir. A feira de profissões teve um pequeno intervalo para a missa que é realizada todos os sábados às 19h30. Durante a celebração um senhor de aproximadamente 70 anos, apresentou uma síncope (um início de desmaio) e os integrantes da nossa equipe da área de saúde e a Profa Deyse foram acionados para ajudar. Fizemos o atendimento inicial, aferindo a pressão arterial, pulso, exame neurológico... e graças a Deus, o senhor chamado Alfredo, foi gradativamente ficando com os seus dados vitais mais estáveis e logo em seguida, a ambulância chegou para levá-lo para um pronto socorro de Cuiabá. Foi uma prova de fogo para nós estudantes!!!

Mas sem dúvida, essa situação como todas as ações desse dia mostrou uma boa interação entre os membros da equipe Jangada. Afinal, trabalho em conjunto é quando todos olham em uma só direção. Para finalizar e para exemplificar a família que temos formado aqui, preciso dizer que a rondonista Viviane ficou muito emocionada e se sentiu muito querida quando todos os outros colegas a homenagearam cantando a música Amigos para Sempre utilizando um exercício vocal que era utilizado como parte do aquecimento de voz realizado por ela antes das peças de teatro...

Nenhum comentário: